A Gente fala Guarani e não sabe!

Serviço de  Carol Alves


Karaí Adão, cacique Teófilo e professor Jaci

        No dia 19 de abril, dia do Índio,  a Aldeia Guarani Itaty do Morro dos Cavalos esteve representada  no programa FALANDO SC da TVCOM. Junto a crianças e jovens (cunumin), as mulheres (kunhá), participaram Adão Antunes Karaí, professor bilíngüe, o cacique Teófilo Gonçalves e professor coordenador do Programa Revitalizando Culturas, Jaci Rocha Gonçalves.
       O encontro proporcionou aos telespectadores a sensação de irem até a aldeia sem mesmo saírem do conforto de suas casas. Os guarani cantaram, dançaram, trocaram várias idéias de vivência com o público, até mesmo ensinaram palavras  em Guarani para que pudéssemos nos cumprimentar como eles o fazem. Mas... Será que já não fazemos isso?
É o que o professor e escritor Adão Antunes trouxe à tona quando afirmou que os “não – índios” falam em Guarani muitas vezes e não tomam consciência disso.
     O manezinho que gosta de um Pirão D’água com uma tainha é um prova disto. Palavras como Mandioca, Pirão, Amendoim, Biguaçú, Palhoça, Curitiba, Cambirela, Tatu, Tucano, Ipê  e muitas e muitas outras, fazem parte do nosso cotidiano e, sem o  querer ou não, passam despercebidas sem que saibamos de sua origem Guarani.
    Além de proporcionar essa troca de culturas, foi uma ótima oportunidade para divulgação da cultura e tradição Guarani através da música, dança, canto e artesanato, como podemos observar no trabalho da artesã Lucia Benites da Silva.
Linda Cestaria feita pela artesã.

Se você ficou interessado em Saber mais sobre este encontro, confira no sítio da TVCOM. O endereço é:

Comentários

Postagens mais visitadas