Acessibilidade e Inserção




Texto: Aline Takaschima*
Fotos: Cristina Souza*


Os acadêmicos, professores e funcionários da UNISUL, demais convidados, bem como participantes da comunidade puderam contemplar a quarta-feira do dia 28 de setembro com diálogos e questões no Seminário acerca da acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades específicas dentro da universidade. O Professor Jaci Gonçalves declarou para os que ali estavam presentes sobre sua emoção de estar em tal encontro “Depois de 44 anos trabalhando com a cultura da pessoa com deficiência.”


A abertura ficou ao encargo do Coordenador de Pesquisa, professor Rogério Santos da Costa. Com uma saudação entusiástica, e rodeado por colegas de peso da instituição o professor declarou para os presentes e para a câmera: “Sejam todos bem vindos!”. O mediador da programação agradeceu ainda a FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, ao CAPs – Centros de Atenção Psicossocial, ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e ao MEC – Ministério da Educação. Desta forma foi dada a largada, às 09h30min da manhã, o debate sobre a inserção de pessoas com deficiências.

O evento matinal promovido pelo Programa de Promoção a Acessibilidade – PPA teve a participação de alunos dos mais diversos cursos dentre eles fisioterapia, jornalismo e psicologia que encheram o auditório do bloco C. O momento ainda contava com a presença de um intérprete de libras, José Carlos Ferreira Souza, que atuou na comunicação daqueles que não podem ouvir. A participação não se restringiu apenas ao espaço físico do campus da Pedra Branca. Foram instaladas televisões na Orionópolis e UNISUL Tubarão. Os Internautas acompanharam através da Unisul Virtual contabilizando mais de 150 acessos no momento do evento.

* Alunas do curso de Jornalismo da UNISUL

Comentários

Postagens mais visitadas