Nos Caminhos do Peabiru: cacique guarani leva DVD para Argentina

Nesta manhã, 21/12/11, o cacique Teófilo Gonçalves recebeu cópia do DVD IV UniDiversidade - Unisul e o Diferente Cultural na Aldeia Itaty do Morro dos Cavalos. Ele solicitara o documento audiovisual para fazer trocas de experiência com as comunidades guarani de Missiones no Norte da Argentina, aos quais chama de parentes.

O líder da aldeia segue viagem nesta quarta-feira à noite. O coral Tapé Mirim, as artesãs e alguns  sábios marcaram presença no campus no mês de novembro. Fizeram intercâmbio cultural vivenciando a economia de reciprocidade pela troca de saberes eco-sistêmicos, religiosos, etno-estéticos e educacionais.

A viagem do cacique confirma a visão sem fronteiras própria da multimilenar cultura guarani. Seus caminhos sagrados - terrenais e siderais - chamados de Peabiru continuam recebendo o maior respeito deste povo teimoso em caminhar e antecipar desde aqui  sua utopia da Busca da Terra Sem Males.

Há poucos dias do Natal, o DVD oferecido como gift de causa  pelo Revitalizando Culturas registra mais um momento de alegria entre nós da Unisul.

É como se fizéssemos mais uma imersão na retina desses olhos sábios e refizéssemos nosso olhar pluralista por uma Universidade que aprende novos passos  na factibilidade de sua utopia como educadora/aprendiz biocrática. Boa viagem, Karaí!

 


   
Cacique Teófilo recebe e mostra o DVD (acima)
Prof. Jaci explica o conteúdo do DVD IV UniDiversidade
 Unisul e o Diferente Cultural (abaixo).


Comentários

Postagens mais visitadas