Yvy Rupá - Encontro na Terra Berço. (Prof. Jaci Rocha Gonçalves, Dr.)

Está acontecendo de 14 a 17 de julho de 2014 o Encontro Yvy Rupá (Terra Berço) das lideranças do Povo Guarani.
Como é costume de sete em sete anos, os sábios guarani se reúnem para ouvir e falar palavras com o coração.
Eu me lembro do encontro de 1999 no outro lado do rio Maciambu na atual aldeia Pirá Rupá. Lembro ainda bem antes, quando ainda era padre na Orionópolis, com o cacique seu Augusto e o falecido prefeito Reinaldo, nos embrenhamos na floresta para ajeitar as águas com a aldeia e a vizinhança.

Ontem recebi essa notícia do encontro animado pela organização regional e nacional dos guarani. O Encontro acontece em momento difícil.
 
Façamos rezas, cantos e danças sagradas a Nhanderhu com nossos Xeramõi pela caminhada do tão violentado povo Guarani. Aos pés do Morro Sagrado de onde se contempla a Yvy Marae-y (Terra Sem Males), Palhoça fique de bem com o seu passado multimilenar devolvendo ao Povo Guarani esse pequeno mas significativo lugar para bem viver e conviver. 

Rezo para que os políticos do judiciário, do legislativo e do executivo, os representantes das Igrejas e das Associações Comunitárias possam continuar encaminhando pelo diálogo respeitoso e sincero o processo de desintrusão justa na Terra Indígena do Morro Sagrado. 

Desintrusão justa porque respeitando o direito de todos os guarani, maricultores e agricultores. Sem esquecer, é claro, da floresta e de todo os seres que nela vivem.

Agradeço a Deus por ver acontecer o Encontro Yvy Rupá (Território Berço) nesse berço do Maciambu. 


Os xondaro (guerreiros) enfeitaram-se com pinturas sagradas para proteger com bênçãos o Yvy Rupá que reuniu lideranças guarani dos estados do Brasil e de países vizinhos - fronteiras que inexistem para o Povo Guarani. 

O local antigo do Instituto Kairós recebeu os Sem Terra e agora acolhe de forma definitiva os Guarani como espaço devolvido a eles após negociação legal com os atuais proprietários pelas autoridades competentes.

No mapa, a Yvy Rupá (Terra Berço) se estende do Pacífico ao Atlântico com mil caminhos e montanhas sagradas como a do Morros dos Ancestrais, o conhecido Morro dos Cavalos.

AAGUYJEVETE! (Deus nos abençoe!)


Comentários

Postagens mais visitadas