Preparação para o ENEM indígena

Preparação para o ENEM indígena

Alunos da UNISUL contribuem para preparação dos Guarani para o Enem 2015.

Por: Natalia Santos de Pinho

Nesta quinta feira, 15 de outubro de 2015, dia dos professores, a extensionista do Revitalizando Culturas - UNISUL e mediadora cultural, Rafaela Iwassaki juntamente a dois voluntários do curso de Naturologia, Iuri Rocha e Bruna Roggeri, foram até a Aldeia Itaty no Morro dos Cavalos em Palhoça para encontrar com jovens Guarani que estão se preparando para o ENEM deste ano. Na semana anterior, foram dois alunos do curso de Direito que se voluntariaram: Marcos Vinicius e Guilherme Duarte de Souza - atual presidente do DCE.
Esta atividade só foi possível graças à colaboração da diretora da Escola Indígena Itaty - Elizabete e do coordenador do grupo de pesquisa, ensino e extensão Revitalizando Culturas - Prof Jaci Rocha Gonçalves.
No primeiro encontro, Rafaela, Guilherme e Marcos contribuíram com conhecimentos de matemática. No segundo encontro, a aula foi a respeito de questões práticas da prova e de como fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Foram distribuídas instruções sobre o dia da prova e também um material sobre redação, com 10 dos prováveis temas para a redação do ENEM 2015. Alguns destes temas foram discutidos em sala e os guaranis que escolheram um deles para escrever uma redação que foi trabalhada no mesmo dia.
Depois da aula, que durou cerca de 3 horas, Rafaela conta que se sentiu muito feliz por ter tido a oportunidade de contribuir para essa preparação dos indígenas. “Eu achei que eles ficaram felizes e motivados a fazer a prova”, conta ela.


Da esquerda para a direita: Iuri Rocha, diretora Elizabete, Rafaela Iwassaki e Bruna Roggeri


Da esquerda para a direita: Marcos Vinicius, Rafaela Iwassaki e Guilherme Duarte de Souza


Marcos Vinicius e a índia Fabrícia

Comentários

Postagens mais visitadas