ReciclAr-te 5º Desafio Lixo Zero

ReciclAr-te 5º Desafio Lixo Zero
5ª edição do evento que conscientiza os universitários sobre os seus resíduos sólidos, promovido pelo Revitalizando Culturas.           

Escrito por: Natalia Santos de Pinho

Nos dias 28 e 29 de outubro de 2015 ocorreu o evento RecliclAr-te 5º Desafio Lixo Zero, na Unisul campus Pedra Branca. O evento foi promovido e organizado pelo projeto Revitalizando Culturas com o Prof Jaci Rocha Gonçalves. Participaram os cursos de engenharia ambiental e sanitária, naturologia, comunicação social, UNAs, departamentos vários da Unisul e empresariado local.
O evento promoveu a conscientização sobre coleta de resíduos através de atividades de teatro, videofórum, palestras e oficinas. A abertura do primeiro dia do evento foi com Palco Livre no Restaurante Universitário juntamente com o lançamento do canECO, canecas de plástico e de barro produzidas pela Escola de Oleiros de São José (SC). Essas canecas foram lançadas com o intuito ecológico de serem sempre reutilizadas substituindo copinhos plásticos.
No mesmo dia ocorreu a criação da Árvore Denunci-anunciativa onde os alunos puderam escrever recados e pendurá-los na árvore. Também a realização de uma Feira Livre onde puderam trocar, doar e vender roupas e objetos que não são mais usados. Um dos momentos mais especiais foi a apresentação do Grupo Maracatu Tamboritá, a maioria alunos e egressos de naturologia do campus. Chamando a atenção de todos que estavam presentes. Outro momento importante foi a reunião para a construção da Liga Sócio-Ambiental da Unisul Pedra Branca.

No segundo dia os participantes foram convidados a levarem seus resíduos sólidos e óleo de cozinha para doação a famílias recicladoras da PRO-CREP no bairro da Pinheira. Dois trabalhadores estiveram presentes para representar o projeto e explicar o funcionamento para os universitários. No mesmo dia ocorreram intervenções artísticas, exibição de curtas e oficina de Contato & Improvisação. 

Alunas da naturologia ajudando na organização e criação dos recados para a árvore Denunci-anunciativa.

Oração com todos os participantes do ReclicAr-te 5º Desafio Lixo Zero.

Universitários pendurando seus recados na árvore Denunci-anunciativa.

Cantores no Palco Livre do Restaurante Universitário.

Grupo de Maracatu Tamboritá. 

CanECO de plástico e de barro para a conscientização  e não utilização dos copos plásticos.

             Interação artística no Restaurante Universitário.

Reunião com os trabalhadores da PRO-CREP e coordenação da engenharia sanitária e ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas