11 Semanas Culturais, Milênios de História

Na próxima semana (11 à 18 de abril) acontece a 11ª Semana Cultural Indígena: MBYA YVYRUPA REKO (Territorialidade Mbyá-guarani), dessa vez com uma novidade: todos os eventos ocorrerão na e Centro Cultural de Formação Tataendy Rupa. É mais um capítulo de alegria desses 18 anos de interação sistemática da Unisul com os povos originários de Santa Catarina: Kaingang, Laklanhõ (Xokleng) e Guarani.

É um momento forte no processo de endoculturação e os interessados vão encontrar lá oficina de artesanato, pinturas corporais, jogos guarani, danças rituais, comidas típicas e palestras. Nesta Semana Cultural específica com os Guarani Mbyá da aldeia Itaty, a Unisul exercita a aculturação (intercâmbio cultural) com os remanescentes dessa rica cultura ainda ameaçada de extermínio, estimulando à participação dos alunos, docentes, colaboradores e amigos.  

No dia 18, como encerramento do evento e início de uma nova era, será feita a inauguração do Centro de Formação Tataendy Rupá (Berço das estrelas brilhantes), e terá como convidado especial o professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves, do Revitalizando Culturas da Unisul.

Abril tem visto há várias décadas o emponderamento indígena. Os povos originários  têm mostrado sua união  e organização para fazer valer seus direitos: direitos à educação, à terra, aos usos e costumes. Afirma também sua auto-estima como povo que tem importância e riquezas a oferecer no concerto das nações.

Segundo o prof. Jaci, há urgência nas reparações com esses povos: “Tudo o que o mundo hoje faz no apoio a esses povos, criando até mesmo um contexto de reparação, é um atraso tão grande quanto a dívida que temos de destruição do ambiente.”


E conclui: “A criação do Centro Cultural de Formação Tataendy Rupá pode significar a abertura de uma nova era endocultural e multicultural para os guarani, onde todos nós poderemos desfrutar de conhecimentos milenares úteis e até indispensáveis para bem viver e conviver nos trópicos.”  

A programação completa você encontra aqui.

Os participantes receberão certificado de horas para validação das atividades complementares previstas no currículo do seu curso.
Leonardo Santos
(Estagiário Revitalizando Culturas)
Orientação: Professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves
O Centro Cultural de Formação Tataendy Rupá
Foto: Jaci Rocha Gonçalves.


Comentários

Postagens mais visitadas