Um Novo Quadro, Um Rosto Reconhecido (ATUALIZADA COM VÍDEO)

O professor da Unisul e teólogo culturalista  Jaci Rocha Gonçalves, foi entrevistado hoje (15-06) para uma das primeiras apresentações do novo quadro que a RBS TV, afiliada na Rede Globo em SC, inseriu ao Jornal do Almoço.

Na estréia do “JA Explica” que foi ao ar hoje, o assunto-foco foi em torno dos problemas que decorrem na humanidade baseados no não saber aceitar o diferente, seja essa diferença pessoal, cultural, de gênero e outras.

No debate que sempre se faz necessário, ganhando ainda mais evidência após o ocorrido na cidade de Orlando, Flórida (EUA),  Jaci levantou dúvidas sobre a quantas está o termômetro da intolerância que, se acirrada, torna-se prato cheio para fundamentalistas políticos, religiosos e ideológicos. Também falou sobre a questão histórica da violência, herança sobretudo dos povos acima da linha do Equador, especialmente das terras anglo-saxônicas.  Um histórico de guerras e dominação do diferente, que os livros escolares insistem em retratar como nossa herança maior.

Mas Jaci fala com firmeza ao dizer que mesmo assim, a maior parte da humanidade está salvando a vida do semelhante. Há povos acolhedores, sobre quais necessitamos conhecer mais, ir ao encontro, e podem nos ajudar no aprendizado de  uma convivência biocrática.

Andrey, Edsoul e Jaci Rocha nos bastidores da entrevista


Leonardo dos Santos, estagiário de Jornalismo no Revitalizando Culturas

Coordenação: Prof Dr. Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas