Coral Mbyá-Guarani se apresenta na Inauguração do Fórum Trabalhista de São José – SC


No dia 6 de março de 2017, às 17h foi inaugurado o novo Fórum Trabalhista de São José, na Praia Comprida. Com trajes sociais, vários membros do Direito da região se fizeram presentes na cerimônia, incluindo o vice-prefeito do município de São José, Neri Osvaldo do Amaral.

Há algumas semanas, a Dra. Maria Beatriz Gubert em um post no facebook pedia algum coral infantil para a cerimônia quando a voluntária do Revitalizando Culturas, Myriam Righetto leu este post durante uma reunião com Jaci Rocha Gonçalves e então surgiu a ideia de levar o coral Mbyá-guarani. Com algumas conversas com ambas as partes e se confirmou a presença no evento.

De volta ao dia da inauguração, via Van, os cantores foram transportados da aldeia do Morro dos Cavalos para o local, chegando lá por volta das 16h. Fizeram um lanche e começaram seus ensaios.

Vários foram os olhares curiosos dos convidados no ensaio. Faziam comentários uns com os outros, gravavam vídeos com o celular e enviavam pelo Whatsapp, sorriam com o encontro com a riqueza do diferente e igual, mas que a sociedade acaba colocando como desigual, inferior e exótico.


Às 17h anunciaram as autoridades devidas e então o coral. Com a coordenação de Wanderley Karaí, cantaram e dançaram três de seus mantras em sua língua guarani  quase exterminada. Estavam com pintura e  vestiam trajes típicos e a camiseta com o slogan do 2º Congresso Internacional Revitalizando Culturas: Direitos Indígenas: Direitos Humanos?  

Os juruás, não índios, aplaudiram e se encantaram: esperamos que não momentaneamente, mas sim por toda a vida.

O albúm completo do evento você confere aqui.


Leonardo Santos

(Estagiário Revitalizando Culturas)
Orientação: Professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas