Férias e Descanso, mas em trabalho constante

A equipe do Revitalizando Culturas voltou aos trabalhos oficialmente no dia 6 de março de 2017. Antes disso, com voluntariado de membros da equipe e do coordenador Jaci Rocha Gonçalves, foram feitos alguns trabalhos nas férias de janeiro.

Na comunidade dos Mbyá-Guarani do Morro dos Cavalos, o Centro Cultural Tataendy Rupá possuía poucas cadeiras, causando um pouco de desconforto nos eventos em que os sábios guaranis compartilhavam seus conhecimentos entre si e com os não índios.

Enquanto isso ,a Unisul se desfazia de algumas cadeiras e mesas vistas como inutilizáveis para os acadêmicos universitários. Com conversas com as partes responsáveis, ficou decidido: as cadeiras que estavam, sim, um pouco danificadas foram levadas para os guaranis.

Era um sábado de setembro de 2016 pela manhã, quando Jaci e alguns voluntários carregaram as cadeiras para um caminhão e levaram para o Centro Cultural Tataendy Rupá, na descida para o Vale do Massiambu no morro dos cavalos. As cadeiras já foram utilizadas no dia 13, terceiro dia do 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas.

Em janeiro de 2017, Arthur, Maycon e a gerência da Unisul encaminharam a renovação do estofamento das cadeiras. Com esse conforto a mais, a primeira utilização das cadeiras foi na reunião dos professores indígenas para definição do plano de ensino para 2017. Que seja um ano de mais mudanças favoráveis para o crescimento das condições de vida e lutas de nossos irmãos indígenas.
Reuniões entre o Revitalizando Culturas e os Mbyá foram constantes no período de férias. Na pauta, a organização da 12ª Semana Cultural na Aldeia Itaty e a segunda tratativa para o 2º Congresso Internacional Revitalizando Culturas em setembro de 2017, no 10º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas.

Em meio a uma dessas reuniões surge um pedido de coral e com mediação da voluntária Myriam Righetto, o coral Mbyá Guarani é levado para a Inauguração do Fórum Trabalhista de São José.


Leonardo Santos

(Estagiário Revitalizando Culturas)
Orientação: Professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas