Xondaro (jovens) Guarani e a eficiência tecnológica.

Leonardo Santos

A 12ª Semana Cultural Indígena XONDARO MBARAETE REKO (XONDARO e suas resistências)  teve sucesso. Organizada pelos guarani na realização e na divulgação do evento, com auxílio mínimo do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Revitalizando Culturas da UNISUL. Cerca de 2000 pessoas  indígenas e juruá (não indígenas) participaram na aldeia Itaty no Morro dos Cavalos para conhecer ou aprimorar seus conhecimentos com o povo originário guarani.

Em 2017, a FUNAI completa 50 anos de atuação e lança no dia 19 de abril, dia do Índio, a campanha “abril indígena 2017” com o tema “Pesquise, Conheça, Combata o preconceito”, buscando o reconhecimento dos modos de vida e ponto de vista dos índigenas, sem os preconceitos e estereótipos ainda presentes por parte dos não índios.

Fotografia Guarani - Morro dos Cavalos
Página Facebook.

Se os denominados “homem branco” se desenvolveram, utilizam das tecnologias que a raça humana trabalhou e continuam sendo homem branco, por que os índios não poderiam se atualizar? Você não deve se surpreender ao encontrar os indígenas utilizando celular ou computador. Sim, eles se atualizaram e, sim, seguem sendo indígenas.

Mais uma prova de seu eficiente uso da tecnologia são os registros em vídeo de autoria indígena da 12ª Semana Cultural Indígena XONDARO MBARAETE REKO (XONDARO e suas resistências). Estão na página “Conexão Itaty” no facebook com edições invejáveis editadas e divulgadas pelos próprios guarani  durante o evento.

As fotos e vídeos completos, de autoria dos indígenas podem ser vistos na página do facebook "Conexão Itaty"


Comentários

Postagens mais visitadas