Nota 10 para o 10° UniDiversidade. (2)

7º Espiritualidades – Estética e ethos

O tema ‘estética a serviço da ética’ perpassou as cinco exposições de esculturas, pinturas, fotografias nos corredores dos blocos B e C e sob a grande faixa erguida no espaço dos restaurantes e lojas do Shopping Acadêmico da UNISUL Pedra Branca.

Foto de Morgana Pes
Como veículo animador da vida acadêmica, o 10º UniDiversidade promoveu nos primeiros dias do 7º Espiritualidades a exposição Nosso Corpo, de esculturas com poesias de acadêmicos/as de Naturologia. Já a exposição Nosso ethos pós-moderno de estudantes do 2º ciclo de Publicidade e Propaganda trouxe a visão sobre o jeito de ser – ethos - e expectativas sobre o colega na forma de produção para outdoor.  Foi completada pela exposição Biopolítica- dando rosto aos números, que deu cara a situações humanas e ecológicas reduzidas à frieza das estatísticas.




Assim as produções da antiga sala de aula tiveram como vitrine toda a comunidade acadêmica, visitas e vizinhança que freqüentam a UNISUL Pedra Branca. Essas produções revelam a esperança da Geração Milênio. Professor Jaci, um dos animadores do 7º Espiritualidades, comenta: “é esperançoso constatar que a massa cinzenta crítico-criativa da Geração Y se revela também com sensibilidade solidária e pluralista nas exposições. É uma forma de medir sua espiritualidade na forma de estética.’’ 





Fotos de Bianca Taranti
Emocionante também as exposições fotográficas Conexões Sociais e Ethos Cultural dos acadêmicos de Comunicação Social orientados pelos professores mestres Robertos (Svolenski e Forlin). Elas se inspiraram nos temas de responsabilidade social e direitos socioambientais.  Bianca Taranti, resume sua emoção como aprendiz de fotografia, ao perceber que ainda era forte a autoestima naqueles cidadãos de rua quando insistiram – “você vai me mandar a foto, não vai? Faço questão de voltar e cumprir minha promessa,” concluiu Bianca.



Coincidência ou graça, o 10º UniDiversidade abraçou o evento Junho Verde na UnisulVirtual que trouxe a presença de dois representantes da PROCREP, Moisés e Maria Aparecida, casal representante de recicladores agradecidos pela coleta de papel que ajuda a manter cerca de 30 famílias com reciclagem de resíduos e biodiesel.

Palco livre – Restaurantes universitários do Shopping Acadêmico




Participantes voluntários utilizaram o Palco Livre com execuções de instrumentais e cantorias para animar o final de semestre entre os academicos da UNISUL PEDRA BRANCA no 7º Espiritualidades.








Comentários

Postagens mais visitadas